PE. PAULO SOZZI (1877- 1957)

80 anos

Nasceu em Valmozzola (região da Emilia-Romagna, Província de Parma – Itália) aos 24 de novembro de 1877. Entrou em Verona aos 12.10.1692. Iniciou o noviciado aos 15.08.1895 e fez a profissão perpétua aos 15.08.1897. Foi ordenado sacerdote aos 10.08.1902 em Verona.
Em 1919 foi para os EEUU. Aos 10 de janeiro de 1930 chegou ao Brasil.
Laureado em letras pela Universidade de Pádua, lecionou por muitos anos em nossas escolas de Udine e Pavia, até sua transferência para os EEUU. Trabalhou em nossas paróquias de Hasleton - PA e de Lynn - Mass. "Nesta cidade, por ocasião de um incêndio na igreja paroquial, de que era vigário, teve que praticar um ato heróico para salvar o Santíssimo Sacramento já quase em poder das chamas".
No Brasil trabalhou em Campinas - SP, Rio Claro - SP, Ribeirão Preto - SP e São Paulo - SP, quase sempre lecionando para nossos estudantes. Por algum tempo foi o dono da cátedra de italiano na Universidade de Campinas - SP. Era muito inteligente e possuía aptidão especial para línguas, chegando a aprender uma dezena delas. Bom pregador com exposição clara, simples e espirituosa das idéias. "Dotado por natureza de espírito jocoso foi a alegria das conversas nas recreações comunitárias, participando sempre das festas dos seminaristas com uma palavra de animação e de incentivo."
Foi figura veneranda e folclórica. Ótimo religioso. Piedoso. Humilde. Sempre muito querido nas comunidades e por todos que tinham contato com ele. Nos últimos anos de vida passava dia e noite em seu quarto entre seus os livros e a fumaça do cachimbo. Quando havia, sabia apreciar um prato fino e um vinho especial.
Atacado de arterio-esclerose e uremia preparou-se serenamente para a morte. Em Ribeirão Preto - SP "no dia 19 de agosto, às 23:12 horas, rodeado por doze padres, quatro irmãos e por alguns aspirantes maiores, Pe. Paulo Sozzi, o querido e simpático "nonno" da nossa comunidade entregava sua alma a Deus."
Foi sepultado em Ribeirão Preto.