PE. JOÃO BATISTA PELANDA (1879-1940)

60 anos

“Vale a pena lembrar e salientar o quanto deve a Pe. Pelanda a fundação no Brasil. Graças ao seu interesse e ao seu esforço a casa de Rio Claro não foi fechada e um novo contingente de Estigmatinos veio para o Brasil, incluindo-se Pe. Albino Sella."
Nascido em Verona aos 04 de setembro de 1879, Pe. João Batista Pelanda entrou em Verona aos vinte e cinco de outubro de 1902. Iniciou o noviciado aos dois de novembro de 1902. Professou em 1903. Fez a profissão perpétua aos vinte e oito de julho de 1906. Foi ordenado em Verona aos 21 de outubro de 1906.
Na Itália trabalhou com a juventude nos Oratórios paroquiais.
Chegou ao Brasil em junho de 1914. Foi o quinto missionário italiano a fazer parte do grupo fundador da Missão no Brasil. Exerceu o ministério em Limeira-SP, Castro-PR, Rio Claro-SP, Tibagi-PR, São Caetano do Sul-SP.
Foi muito frutuoso o seu trabalho como vigário, principalmente em Castro, São Cetano e Tibagi.
Voltou à Itália e dedicou-se à pregação, principalmente às santas missões, sendo muito requisitado não só por várias regiões da Itália, como também em nossas casas nos Estados Unidos.
Atingido por uma doença mortal, em agosto de 1940 foi para Trento, seu campo predileto de apostolado, onde resignado, no dia 25 terminou a vida terrena com morte invejável.