PE JOSÉ GESSY CIPPICIANI (1931-1989)

58 anos

Nasceu em Cajuru - SP a 10 de dezembro de 1931. Entrou em Rio Claro-SP aos 25 de fevereiro de 1941. Fez a primeira profissão a 16.02.1951. Viajou a Verona com os colegas de turma para os estudos de teologia. Lá foi ordenado sacerdote a 10 de julho de 1956.
Trabalhou como formador em Ribeirão Preto - SP. Depois de alguns anos dedicou-se à pastoral paroquial em Barretos - SP, Ituverava - SP, Casa Branca - SP, Campinas - SP, Rio Claro-SP e Marília - SP.
De natureza irrequieta e buliçosa estava sempre em busca de algo novo ou até mesmo inusitado. Sacerdote bastante zeloso sentia prazer no que fazia. Gostava de ser padre. Procurava sempre atualizar-se no ministério em busca de inovação. Tal atitude, às vezes, foi causa de desavença com pessoas e grupos. Apesar do caráter forte, em todo lugar por onde passou deixou amizades que cultivou por meio de constantes visitas. Estimadíssimo pelos familiares, mantinha um relacionamento estreito com eles com visitas frequentes.
Foi sempre bom colega, apesar de apegado às idéias e defensor delas. Amava a vida comunitária e a Congregação.
No dia 12 de maio de 1979 sofreu grave acidente automobilístico, em que perdeu parte da perna esquerda, logo abaixo do joelho. Após nove meses de recuperação voltou a trabalhar na comunidade de Casa Branca - SP, retomando suas atividades pastorais e caminhando com prótese.
Após o acidente sua saúde física ficou abalada, mas não o seu moral. Fazia todos os trabalhos do ministério. Nunca deixou as pescarias.
A diabete complicou ainda mais sua saúde. Em novembro de 1988 a perna sadia inflamou-se. Devido ao descuido e teimosia foi obrigado a ser internado em hospital, desde abril de 1989. No dia 09 de agosto veio a falecer. O atestado de óbito afirmou que a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda provocada pelo avanço da diabete. Foi sepultado no jazigo do cemitério da Saudade em Campinas.