PE. FORTUNATO MANTOVANI (1861-1940)

79 anos

Pe. Fortunato Mantovani nasceu em Verona aos 17 de abril de 1861. Entrou como aspirante em Verona aos 24 de outubro de 1984. Iniciou o noviciado aos 15 de novembro de 1896 e fez a primeira profissão no dia 18 de novembro de 1897. Emitiu a profissão perpétua aos sete de outubro de 1900. Foi ordenado sacerdote em Trento aos 21 de dezembro de 1904.
Destinado à casa de Milão, espalhou com ardor seu zelo pelo bairro em que estava localizada a paróquia estigmatina de Santa Cruz. Consagrou-se à pregação para a qual possuía qualidades excelentes. Em 1916, durante a guerra, foi capelão militar.
Veio para o Brasil em 1921. Foi vigário em Castro – PR, reitor da igreja São Benedito em Campinas - SP e superior da comunidade estigmatina homônima. Amou ternamente a igreja São Benedito. Decorando-a com inteligência e bom gosto.
Muito metódico, zeloso, severo e sempre o primeiro a viver o que exigia. Tornou-se muito respeitado e até temido.
Monsenhor Luís de Abreu, da diocese de Campinas afirmou certa vez: “Pe. Fortunato passou dois terços de sua vida no confessionário.” Era o confessor de boa parte do clero de Campinas.
Em 1931 foi eleito Visitador Ordinário, substituindo Pe. Albino Sella e permaneceu no cargo até o dia de sua morte. No período em que ocupou este cargo houve considerável desenvolvimento da Congregação no Brasil.
Mesmo quando visitador não gostava de sair de casa e nem da cidade. Resolvia os problemas com poucas e rápidas palavras. Ainda em 1984 suas aulas de catecismo e seus ensaios musicais eram lembrados na paróquia São Benedito.
Apesar de bom pregador, após um entrevero com um monsenhor do clero campinense, passou a pregar na Casa de Saúde em língua italiana.
Uma doença minou sua robusta saúde e o levou à morte no dia oito de agosto de 1940. Repousa em nosso jazigo de Campinas.