PE JOSÉ BAZZON (1917-1990)

73 anos

Nasceu em Malo (na região Vêneta, província de Vicenza - Itália) aos 5 de setembro de 1917. Ingressou em Verona aos 03.10.1932 e iniciou o noviciado em setembro de 1935. Fez a profissão perpétua aos 09.09.1939. Foi ordenado sacerdote em Verona aos 21 de novembro de 1943.
Seus primeiros anos de sacerdote transcorreram, ou como formador de aspirantes ou como membro da comunidade dos Estigmas em Verona.
Durante a vida no seminário manifestava o desejo de servir a Igreja e a Congregação em terra de missão. Aos 27 de setembro de 1946 chegou ao Brasil.
Foi formador em São Paulo - SP e Ribeirão Preto - SP. Em seguida foi pároco em Tupaciguara - MG e Goiânia – GO, onde iniciou a paróquia de São Sebastião no Jardim América, periferia da cidade que, na época, tinha graves problemas de marginalização e pobreza do povo. Soube sempre conduzir com grande dedicação e bondade a paróquia. O povo o venerava como o "padre bom e caridoso por excelência".
Pe. Bazzon foi sempre religioso exemplar, alma pura e transparente, uma pessoa de sorriso sereno que conquistava à primeira vista a simpatia de todos e a todos sabia tratar com afabilidade e respeito.
Os confrades o recordam como religioso sempre disponivel para qualquer lugar e campo de trabalho pastoral, obediente ao desejo dos superiores. Sacerdote de profunda piedade e austeridade procurou oferecer o melhor de si ao povo a seus cuidados.
Com o passar dos anos deu sinais de cansaço. A saúde foi abalada por uma hemorragia cerebral que o obrigou a ficar em Campinas para tratamento prolongado. Parecia recuperar-se com a esperança de voltar ao campo de trabalho.
No início de agosto de 1990 contínuas e fortes dores nas pernas e na cabeça o levaram de novo ao hospital, e no dia 12 de agosto um infarto agudo levou-o à casa do Pai para receber o prêmio dos bons combatentes.
Foi sepultado no jazigo de Campinas. Foi o primeiro estigmatino a morrer da Província de São José.